Equipe organisatrice 2004-2008
Equipe organisatrice 2004-2008

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O festival Samba Repercussion nasceu da paixão do Samba, de um grupo de amigos que se reuniram em uma batucada (Samba Roualé) e pelo o amor de seu município, Magnoac (65).

 

Por iniciativa do Clement COUSIN, eles começaram em agosto de 2003 neste projecto ambicioso para fazer de Monléon-Magnoac o principal destino para os apaixonados da música brasileira na França e na Europa.

 

Imagine uma aldeia de 360 habitantes que hospeda alguns dias mais de 7.000 almas, vibrando, cantando dias e noites ao som das músicas brasileiras.

Imagine uma pequena cidade se tornar em um lugar de encontro para as Batucadas da França e da Europa, receber estágios, repetiçãos de centenas de músicos, um enorme palco, grupos brasileiros, exposições, artes visuais, uma cena off, uma decoração ecológica, todos em temas de fundo que são importantes para nós (ecologia, consciência social, de energia positiva ...).

 

Em 2004, a primeira edição foi um sucesso, com 1.500 espectadores, e depois , sua ascensão foi meteórica ate chegar ao 8000 pessoas em 2008 recebidos por 95 voluntários.

 

Nesse mesmo ano, a constatação de que a associação corre cada ano risco financeiro importante

através do seu auto-financiamento a 85% (para um orçamento superior a 100 000 euros), e a energia necessária para a sua execução, acabou cansando a organização:

o adormecimento do festival se torno em uma necessidade.

Equipe organisatrice 2016
Equipe organisatrice 2016

Após 8 anos de dormência do festival, em julho de 2015 uma primeira observação chega :

 

 

   Apesar de anos de pausa do festival, o público ainda continua falando sobre Samba Repercussão como um evento marcante da cena brasileira na França e começa,sem saber, para atiçar as brasas de seu retorno.

 

 

Segunda observação:

   Apesar das iniciativas culturais locais,

 

O Magnoac não beneficiava mais da vitrine cultural importante, nem da forte dinâmica festiva que o festival  trouxe para o município.

 

 

Estas conclusões despertar o desejo e a necessidade deste festival ....

 

 

 

Em agosto 2015 Clement COUSIN  lança no renascimento do festival,  ele  reúne  uma nova equipe para apoiar-lo na organização. A nova equipe inclui antigos organizadores do Samba Repercussão
Repercussão e  recém-chegados todos com experiência em organização de eventos e energia positiva para compartilhar, para reanimar o desafio artístico, cultural e social que representa o festival.

Para facilitar a organização, reduzir o risco financeiro dos primeiros anos, e para deixar espaço para novas ideias, o evento será agora apreciado a cada 2 anos !